quinta-feira, 23 de março de 2017

Corrosão

Corrosão é a deterioração de metais causada por processos eletroquímicos das reações de oxirredução. A corrosão, em geral, é provocada pelo oxigênio. Os metais têm uma capacidade de oxidação bem maior do que o oxigênio, sendo assim, tendem a perder elétrons para o oxigênio presente no ar atmosférico.
O ferro, por exemplo, oxida-se facilmente quando exposto ao ar e à umidade. Nesse processo de oxidação do ferro (chamada de ferrugem em linguagem comum) estão envolvidas várias reações.

Figura 1.Na formação da ferrugem, o ferro sofre oxidação e o oxigênio sofre redução.
Existem fatores que por si só não provocam corrosão, mas são capazes de acelerar o processo. Um exemplo disso é a presença de gás carbônico (CO2), dióxido de enxofre (SO2) e outras substâncias ácidas no ar, que deslocam a reação catódica para a direita (princípio de Le Chatelier), fazendo com que a ferrugem se forme mais rapidamente. Ambientes salinos, como o mar e seus arredores, também contribuem para o processo de corrosão porque aumentam a condutividade elétrica.

Vitamina C

Existem muitos agentes redutores e oxidantes comuns, na medicina e indústria, um dos agentes redutores mais conhecidos é a vitamina C, cujo nome químico usado é ácido ascórbico. O ácido ascórbico em solução aquosa possui uma facilidade excepcional para ser oxidado; portanto essa característica faz com que ele seja um ótimo antioxidante. Um exemplo disso se dá quando ele e adicionado em alimentos, principalmente nas frutas. Sabemos que quando cortamos uma fruta, como por exemplo, a maçã, a banana ou a pera, dentro de pouco tempo elas escurecem. Isso se dá porque compostos fenólicos naturais oxidam na presença de enzimas e do oxigênio presente no ar. Quando esses compostos das frutas oxidam, eles geram as quinonas, que podem sofrer polimerização e formar pigmentos escuros e insolúveis, chamados de melaninas. Porém, se adicionarmos uma pequena quantidade de suco de laranja ou de limão na fruta cortada, isso evitará que essa reação ocorra. Esse procedimento é eficaz porque o suco contém vitamina C, sendo que na presença de oxigênio e de um catalisador, o ácido ascórbico se oxida, tornando-se o ácido dehidroascórbico.





Esse ácido possui pH abaixo de 4, e um abaixamento do pH do tecido da fruta causa a diminuição da velocidade da reação de escurecimento. Em pH abaixo de 3 não há nenhuma atividade enzimática.


Uma classe muito grande de reações ocorre por transferência de elétrons de uma espécie para outra. Na verdade, muitos dos aspectos fascinantes da química inorgânica, incluindo muitas das aplicações dos compostos inorgânicos, deriva de mudanças nos estados de oxidação. O ganho de elétrons e chamado de redução e sua perda e denominada oxidação; o processo conjunto é chamado de reação de oxirredução. A espécie que fornece elétrons é agente redutor e que remove elétrons é o agente oxidante.
 Um exemplo mais comum de oxirredução é o fogo: quando um material qualquer entra em combustão, ele reage com o oxigênio do ar, e nessa reação ocorre oxirredução. O fenômeno de oxirredução também está presente quando as calças jeans descoram, quando se descolorem os cabelos com água oxigenada, quando as pilhas e acumuladores produzem eletricidade e em muitas outras situações. Devemos lembrar também que a oxirredução é a reação de queima dos combustíveis, como acontece com a gasolina nos automóveis, o querosene nos aviões a jato etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário