Esses compostos são cíclicos, ou seja possuem cadeia fechada sendo a "aromaticidade". Possuem duplas alternadas dentro do ciclo que na maioria das vezes são representadas por um círculo. Isto se deve ao fenômeno da ressonância, pois o círculo simboliza o movimento dos elétrons (em sentido circular) no interior do anel aromático. A estrutura do benzeno foi proposta por Friedrich August Kekulé em 1865 sendo curiosa a forma como foi descoberta. Diz-se que Kekulé teve um sonho onde uma serpente mordia a própria cauda, simbolizando assim o anel aromático. Outros exemplo de aromático é o naftaleno que é um composto onde encontramos dois anéis benzênicos. Esta substância é vendida comercialmente sob o nome de naftalina e é utilizada como anti-mofo e contra insetos.
O limoneno É um hidrocarboneto natural, cíclico e insaturado, fazendo parte da família dos terpenos.
Apresenta-se à temperatura ambiente como um líquido, límpido, incolor e oleoso.
Ocorre naturalmente em certas árvores e arbustos, sendo o maior constituinte de muitos óleos essenciais, nomeadamente dos pinheiros e dos citrinos.
É também o principal componente volátil existente na casca da laranja e do limão, sendo um dos responsáveis pelo odor característico dessas frutas.
Produz-se industrialmente pela extração de frutos como laranjas, tangerinas, limões, ...
Texto desenvolvido por: Iasminy Mendonça Alves Aguiar, Jaciel Gonçalves dos Santos e Randra Adrieny Santana Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário